segunda-feira, 20 de maio de 2013

Reflexão sobre hipertextos


Atividade 2.5 – Reflexão sobre hipertextos (vídeo youtube)

Os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto são as irregularidades e a multiplicidade de diversos tipos de linguagens.
Os elementos que mudam os processos de leitura e de escrita são as variações de linguagens tais como:  imagens, músicas, símbolos entre outros. Uma ramificação de informações que nos possibilitam a interação com as competências leitora e escritora.
Tais mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos, pois essas competências fazem parte de todas as disciplinas, sendo que existem várias formas de linguagens (escrita, oral, visual, corporal) e o professor precisa usar de novas tecnologias para atingir o universo do aluno, que hoje vive em um mundo conectado, fazem parte de uma geração onde as mudanças são constantes e este jovem precisa estar preparado, onde professor e aluno aprendam a aprender.

Hipertextualidade


O que é Hipertexto


Atividade 2.3

Conceituando hipertexto

Hipertexto é uma forma de organização textual de leituras não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links nos remetem a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

Educação e Tecnologia

Atividade 1.3 - Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia.

 Atualmente temos muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas.
Não basta só mudar o currículo escolar, precisa-se repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, ela precisa ser mais organizadora e articuladora do conhecimento.
A informação nos chega por todos os lados, a escola não é mais a detentora do conhecimento, precisamos organizar a informação significativa.
Na escola precisa-se aprender a ter acesso à informação. Ela deve assumir um papel muito mais central do que tem assumido até hoje.
Precisamos ter acesso de maneira flexível à interagir entre trabalho e educação.
 

Entrevista Salto para o Futuro

Atividade 1.2 - Entrevista Salto para o Futuro.

 A profissão docente sempre foi de grande complexidade. Atualmente se tornou mais complexo, pois a própria sociedade tem dificuldade em saber para o que ela quer a escola.
A formação do professor, hoje, precisa ser continuada, tornou-se necessário continuar essa formação ao longo de toda a vida profissional do docente.
O docente precisa ter competência de organização, isto é, ser um mero transmissor do conhecimento e a competência de compreender o conhecimento e ser capaz de o reelaborar no sentido de sua transposição didática.
Os gestores devem criar lógicas de trabalhos coletivos dentro das escolas, a partir das quais, através da reflexão, das trocas de experiência e da partilha, que seja possível dar origem a uma atitude reflexiva por parte dos professores.
A experiência por si só não é formadora pode ser uma mera repetição, uma rotina. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre a mesma.
Não podemos pensar numa excelente escola, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. Pois, cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as exigências e perspectivas sobre a escola.
É essencial que o professor tenha condições de dignidade profissional.
Segundo Nóvoa, o Brasil enfrenta os mesmos problemas que outros países na educação, porém agrava-se no Brasil, pelo nível de dificuldades materiais, de dificuldades materiais nas escolas, de dificuldades materiais relacionadas com os salários dos professores. É preciso enfrentar esses problemas com coragem, de forma não ingênua para juntos podermos superá-los.
Enfim, ser professor hoje é buscar superar dia-a-dia todas as dificuldades em nome do objetivo maior de uma sociedade, uma Educação de qualidade para todos.

Fotonovela Parte 1