segunda-feira, 20 de maio de 2013

Entrevista Salto para o Futuro

Atividade 1.2 - Entrevista Salto para o Futuro.

 A profissão docente sempre foi de grande complexidade. Atualmente se tornou mais complexo, pois a própria sociedade tem dificuldade em saber para o que ela quer a escola.
A formação do professor, hoje, precisa ser continuada, tornou-se necessário continuar essa formação ao longo de toda a vida profissional do docente.
O docente precisa ter competência de organização, isto é, ser um mero transmissor do conhecimento e a competência de compreender o conhecimento e ser capaz de o reelaborar no sentido de sua transposição didática.
Os gestores devem criar lógicas de trabalhos coletivos dentro das escolas, a partir das quais, através da reflexão, das trocas de experiência e da partilha, que seja possível dar origem a uma atitude reflexiva por parte dos professores.
A experiência por si só não é formadora pode ser uma mera repetição, uma rotina. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre a mesma.
Não podemos pensar numa excelente escola, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. Pois, cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais aumentam as exigências e perspectivas sobre a escola.
É essencial que o professor tenha condições de dignidade profissional.
Segundo Nóvoa, o Brasil enfrenta os mesmos problemas que outros países na educação, porém agrava-se no Brasil, pelo nível de dificuldades materiais, de dificuldades materiais nas escolas, de dificuldades materiais relacionadas com os salários dos professores. É preciso enfrentar esses problemas com coragem, de forma não ingênua para juntos podermos superá-los.
Enfim, ser professor hoje é buscar superar dia-a-dia todas as dificuldades em nome do objetivo maior de uma sociedade, uma Educação de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário